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André Vilares Morgado

Política Comercial e Marketing
Associate Professor

André Morgado é Doutor em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Administração de Marketing pelo IPAM e tem um Executive MBA AESE/IESE. Frequentou o programa sobre Indian Economy and Management Practices no Indian Institute of Management Ahmedabad e o Advanced Competitive Analysis Program da University of Michigan.

Começou a sua atividade profissional na indústria de bens de grande consumo. Depois mudou para a área das telecomunicações onde permaneceu durante 10 anos em empresas como a OniTelecom (Internet Marketing), a Siemens Communications (onde geriu processos de “Go2Market” para novas soluções inovadoras, reportando diretamente à sede como membro da unidade de negócios Fixed Networks) e Nokia Siemens Networks (como Broadband Access Global Marketing Manager e, posteriormente, como Marketing Manager na equipa de Global Strategic Marketing).

Atualmente é Professor de Política Comercial e de Marketing, investigador e membro fundador do Centro de Investigação em Marketing da AESE.

É autor de mais de 20 casos de estudo e notas técnicas que já foram estudados em 31 instituições de ensino, espalhadas por 16 países. Dois dos casos de sua autoria foram premiados em concursos internacionais. É também autor do livro “B2B Marketing: Uma abordagem prática em mercados industriais”, que foi editado em 2019 pela editora Actual do Grupo Almedina.

É membro do Industrial Marketing and Purchasing Group e foi membro do Conselho Pedagógico do ISEG.


Publicações

  • Morgado, A. (2020). How to profit from reference marketing in B2B markets. The European Business Review, July/August, 72-75.
  • Morgado, A. (2020). Customer’s expectations and perceptions of reference marketing programs. Journal of Business & Industrial Marketing, Vol. ahead-of-print, No. ahead-of-print.
  • Agua, P., & Morgado, A. (2020). Business Policy: A systems approach to corporate governing (in press). In Carrasqueira, H., Andraz, G., Pereira, R., & Baleiro, R. (Ed.), Dynamic Strategic Thinking for Improved Competitiveness and Performance. Hershey: IGI-Global.
  • Morgado, A. (2019). Bridging the academic-practitioner divide in marketing: The role of business schools (39-61). In Pinheiro, M.; Estima, A.; & Vasconcelos, S. (Ed.), Evaluating the Gaps and Intersections Between Marketing Education and the Marketing Profession. Hershey: IGI-Global.
  • Morgado, A. (2019). B2B Marketing: Uma abordagem prática em mercados industriais. Coimbra: Actual Editora (Grupo Almedina).
  • Morgado, A. (2019). The role of business schools in marketing education. International Journal of Marketing and Sales Education, 2(1), 45-58.
  • Morgado, A. (2019). Superior reference marketing practice. In Proceedings of the 35th Annual Industrial Marketing and Purchasing Group Conference. Paris, France.
  • Morgado, A. (2018). Reference marketing: understanding the potential customer perspective. In Proceedings of the Industrial Marketing Management Summit. Copenhagen, Denmark.
  • Morgado, A. (2018). The value of customer references to potential customers in business markets. Journal of Creating Value, 4(1), 132-154.
  • Agua, P., Morgado, A., & Caldart, A. (2018). El gobierno de megaproyectos. Harvard Deusto Business Review, 292, 46-55.
  • Morgado, A. (2018). As alavancas de sucesso das empresas de serviços profissionais. O Economista. Anuário da economia Portuguesa, 31, 135–138.
  • Morgado, A. (2018). Rigor e relevância na produção de conhecimento científico em gestão. Cadernos de Economia, 123, 58–61.
  • Morgado, A. (2017). The role of reference marketing in capital buying decisions: Evidence from the Portuguese electric power industry. Doctoral dissertation, ISEG (Lisbon School of Economics & Management), Universidade de Lisboa.
  • Morgado, A. (2017). New avenues for research in reference marketing. In Proceedings of the 33rd Annual Industrial Marketing and Purchasing Group Conference. Kuala-Lumpur, Malaysia.
  • Morgado, A., & Castro, L. M. (2016). Customer references and the buying of capital equipment for a project firm. Journal of Strategic Contracting and Negotiation, 2(3), 244–263.
  • Morgado, A., & Castro, L. M. (2016). Customer References in the Context of a Capital Equipment Buying Decision. In Proceedings of the 32nd Annual Industrial Marketing and Purchasing Group Conference. Poznan, Poland.
  • Morgado, A., & Castro, L. M. (2015). Customer Referencing: testing a conceptual framework in the context of a case study. In Proceedings of the 31st Annual Industrial Marketing and Purchasing Group Conference. Kolning, Denmark.
  • Morgado, A., & Castro, L. M. (2015). Customer Referencing in the Context of Industrial Buying and Purchasing: the case of a thermal power plant. In Proceedings of the Forum on Industrial Organization and Marketing.
  • Baptista, M., Braga, F., & Morgado, A. (2012). BANIF, Grupo Financeiro(31–65). In Ferreira, M. D. (Ed.), AESE – 32 anos a ensinar com casos. Lisboa: Edições AESE.
  • Morgado, A., & Barros, T. C. (2010). Logoplaste, Inovação no mercado global(25–45). In Ferreira, M. D. (Ed.), AESE – 30 anos a ensinar com casos. Lisboa: Edições AESE.
  • Morgado, A., & Martins, R. (2010). Ronald Reagan, Uma campanha de marketing político(229–254). In Ferreira, M. D. (Ed.), AESE – 30 anos a ensinar com casos. Lisboa: Edições AESE.
  • Morgado, A., Mendo, S., & Martins, R. (2010). Vêgê, Reposicionamento de marca na indústria alimentar (255–282). In Ferreira, M. D. (Ed.), AESE – 30 anos a ensinar com casos. Lisboa: Edições AESE.
  • Morgado, A. (2008). Logoplaste: Innovation in the global market. From packaging to solution. Management Decision, 46(9), 1414–1436.
  • Morgado, A. (2000). Marketing Político. Media XXI, 41.

 

Interesses

  • Marketing B2B
  • Marketing Research
  • Price Management
  • Strategic Marketing
  • Business Policy


Sugestão de Links

http://pt.linkedin.com/in/andremorgado

Documentos para download

Journal of Strategic Contracting and Negotiation | Customer references and the buying of capital equipment for a project firm

Logoplaste, innovation in the global market (from packaging to solution)

Journal: Management Decision (Ranked by Thomson Reuters (ISI) | Emerald Group Publishing Limited)


Programas nos quais leciona
Executive MBA AESE
PDE – Programa de Direção de Empresas
GMP – General Management Program
PGL – Programa de Gestão e Liderança
GAIN – Direção de Empresas Agrícolas e Agroindustriais
Short Programs